quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Palestra sobre DST e Gravidez na Adolescência

Iniciando o mês de Fevereiro em ritmo de Carnaval, a Coordenadora do Projovem de Jaciara Daniela Schimdt, preparou uma grande palestra aos Jovens com o tema  DST e Gravidez na Adolescência. A Palestra foi realizada no dia 01/02/2012, na própria sede do Projovem, reuniram-se 60 jovens, onde a Enfermeira Naiana Dominici e estudantes em técnico de Enfermagens estiveram apresentando diversos tipos de doenças que se pode contrair em uma relação sexual sem proteção.

Foram apresentados vários tipos de DST, como o organismo sobre, prevenção e que algumas dessas DST, o processo de cura é demorado e doloroso, outros como a Aids não há cura, porém diagnósticos que inibe o estágio da doença.

Outro assunto bem comentado, sobre os riscos de uma gravidez na adolescência, A gravidez na adolescência é um problema mundial, pois atinge principalmente a classe social mais carente e de menor escolaridade, sendo na maioria das vezes não planejada. Meninas muito novas engravidam e na verdade ainda são verdadeiras crianças para terem filhos, os corpos ainda estão em formação não estão prontos pra uma gravidez, que pode prejudicar muito a vida dessas meninas no futuro e ao mesmo tempo ocorrerem diversos riscos na hora do parto. O corpo na idade perfeita para ter filhos é depois do 18 anos a 30 anos de idade.
Antigamente as mulheres tinham filhos quando eram muito novas também, mas era do dentro do casamento, coisa que hoje não é mais assim, as meninas engravidam fora do casamento e são praticamente obrigadas a morar junto, mas isso não é o pior motivo, meninas que engravidam num período muito próximo ao de sua primeira menstruação podem ter vários riscos de gestação devido à imaturidade da vascularização uterina, causando partos prematuros ou uma placenta insuficiente, pré-eclampsia ou eclampsia, anemia, infecção urinária ou vaginal, etc.
Porém esta faixa etária coincide com a maior não aceitação da gestação, e adolescentes não tem abertura como de uma mulher adulta, fazendo que o parto seja uma cesariana causando mais riscos ainda a uma jovem menina. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário