quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PROJOVEM - Jogo Limpo e Juventude do Brasil Também visitaram a Unidade do Corpo de Bombeiro de Jaciara - MT

No dia 07/02/2012, foi a vez das turmas Jogo Limpo e Juventude do Brasil conhecer a Unidade do SAMU e Corpo de Bombeiro do nosso Município, os jovens relatam que foram muito bem recebidos, e que foi excelente tudo o que aprenderam com os Bombeiro e com os Técnico de Enfermagem do SAMU. Assim como a turma de segunda feira também tiveram várias palestras explicando como estes heróis agem no seu dia-a-dia, para salver e socorrer vidas!



























terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Visita ao Corpo de Jaciara - MT com os Coletivos Força da Juventude e Jovens em Ação

Com o intuito de conscientizar os jovens a importância do Corpo de Bombeiro e do SAMU no Município de Jaciara, a Coordenadora do Projovem de Jaciara Daniela Schmidt da Silva, realizou nesta Segunda feira 06/02/2012, uma visita na sede do SAMU e Corpo de Bombeiros. Lá eles tiveram palestras que explicavam como é o trabalho dos bombeiros, os vários tipos de ferramentas utilizadas em diversos tipos de ocorrencias tais como: acidentes de automóveis, afogamentos, fogos, acidentes em meio as ferragens e outros.
Alguns desses jovens puderam se caracterizar com as vestimentas utilizadas pelo Corpo de Bombeiro, além de ser um momento importânte de suas vidas de aprendizagem, tornou-se também um momento alegre e descontraido.
Os jovens também tiveram uma rápida palesta com a equipe do SAMU, onde explicaram os procedimentos de primeiros Socorros e aperelhos utilizados dentro da ambulância.






 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Palestra sobre DST e Gravidez na Adolescência

Iniciando o mês de Fevereiro em ritmo de Carnaval, a Coordenadora do Projovem de Jaciara Daniela Schimdt, preparou uma grande palestra aos Jovens com o tema  DST e Gravidez na Adolescência. A Palestra foi realizada no dia 01/02/2012, na própria sede do Projovem, reuniram-se 60 jovens, onde a Enfermeira Naiana Dominici e estudantes em técnico de Enfermagens estiveram apresentando diversos tipos de doenças que se pode contrair em uma relação sexual sem proteção.

Foram apresentados vários tipos de DST, como o organismo sobre, prevenção e que algumas dessas DST, o processo de cura é demorado e doloroso, outros como a Aids não há cura, porém diagnósticos que inibe o estágio da doença.

Outro assunto bem comentado, sobre os riscos de uma gravidez na adolescência, A gravidez na adolescência é um problema mundial, pois atinge principalmente a classe social mais carente e de menor escolaridade, sendo na maioria das vezes não planejada. Meninas muito novas engravidam e na verdade ainda são verdadeiras crianças para terem filhos, os corpos ainda estão em formação não estão prontos pra uma gravidez, que pode prejudicar muito a vida dessas meninas no futuro e ao mesmo tempo ocorrerem diversos riscos na hora do parto. O corpo na idade perfeita para ter filhos é depois do 18 anos a 30 anos de idade.
Antigamente as mulheres tinham filhos quando eram muito novas também, mas era do dentro do casamento, coisa que hoje não é mais assim, as meninas engravidam fora do casamento e são praticamente obrigadas a morar junto, mas isso não é o pior motivo, meninas que engravidam num período muito próximo ao de sua primeira menstruação podem ter vários riscos de gestação devido à imaturidade da vascularização uterina, causando partos prematuros ou uma placenta insuficiente, pré-eclampsia ou eclampsia, anemia, infecção urinária ou vaginal, etc.
Porém esta faixa etária coincide com a maior não aceitação da gestação, e adolescentes não tem abertura como de uma mulher adulta, fazendo que o parto seja uma cesariana causando mais riscos ainda a uma jovem menina. 






Início das Aulas de Pinturas em Tela


Na tarde de 02/02/2012 iniciou as atividades com Pintura em tela com a Professora Thaís Panhan, a turma do coletivo Força da Juventude.Uma aula completamente deseja pelos alunos dos quais adoram pintar, sem mencionar que os quadros  são uma bela preciosidade!

Helen Criscie







quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Grupo de teatro do Projovem de Jaciara

No dia 31/01/2012 sob o comando do Orientador Percival foi criado um grupo de jovem que irá desenvolver-se nas artes cénicas. O grupo se prepara para estrear agora em Fevereiro com uma peça que relata jovens e drogas.