segunda-feira, 11 de abril de 2011

O PRO-JOVEM DE JACIARA - MT VISITA SÍTIO ARQUEOLÓGICO COM PINTURAS RUPESTRES


A caminhada foi conduzida pelo professor de turismo Mathias Maneiro e a assistente social Lucinei Alves. O ponto alto foi à visita as pinturas rupestres.


Com a proposta de uma aula diferente, 61 adolescentes beneficiários do programa federal Pro-jovem, aplicado pela Prefeitura de Jaciara, visitaram um o sítio arqueológico do Vale das Perdidas. As aulas de campo aconteceram entre os dias 7 e 8 de abril.

Vários olhares atentos em cada ponto da trilha e no rosto a expressão clara de curiosidade. É dessa forma que os jovens puderam ter um contato direto com as riquezas naturais e históricas de nossa região. Assim, a Secretaria de Gestão Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), proporcionou aos alunos momentos que aliam lazer e aprendizado.

Conduzindo a caminhada, o professor de turismo, Mathias Maneiro, acompanhado da assistente social, Lucinei Alves de Souza, contou sobre as lendas e estórias dos povos antigos que habitavam a região, o que permitiu a todos entenderem a importância da preservação e valorização desses locais históricos.

O ponto fundamental da aula de campo e o mais esperado por todos foram à visita as pinturas rupestres. Com vários desenhos que remetem a diferentes opiniões, os visitantes apreciaram e vivenciaram momentos únicos, onde a imaginação tomou conta do ambiente e concretizou a idéia de que o homem sempre procura uma forma de se comunicar e expressar.

Vale das Perdidas

O Vale das Perdidas é um sítio arqueológico que faz parte do patrimônio cultural e é uma das maiores riquezas do Estado de Mato Grosso. Ele fica localizado na BR 364, há 15 quilômetros de nosso município e é dividido em 7 sítios. No local são encontradas várias inscrições rupestres datadas entre 1.610 a 2.620 a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário